O que fazer em Conservatória, RJ – a Capital da Seresta

O que fazer em Conservatória, RJ – a Capital da Seresta.
O ROTAS & CIDADES não poderia começar esse texto, sem agradecer o imenso carinho com que foi recebido em Conservatória, por todos aqueles que se mobilizam para bem receber e impressionar o turista. O ROTAS & CIDADES, expressa sua gratidão, e promete voltar em breve.

Situada no Vale da Serra do Rio Bonito, Conservatória, que pertence ao Município de Valença, e tem aproximadamente 240 km² e faz divisa com o estado de Minas Gerais.

Conservatória, a Capital da Seresta, têm muita coisa a apresentar, além da boa música.


Logo na entrada da cidade temos a Parada do Chocolate, pra quem gosta é uma parada deliciosa.

Adiante temos o Túnel que Chora. Um túnel repleto de contos e história que também é um ponto turístico disputadíssimo. Passando pelo túnel, estamos literalmente no Centro histórico de Conservatória. Passaremos pelo Instituto Waldir Azevedo, um ícone do Chorinho. Chegando na Locomotiva, estamos diante dos casarios e da imponente Estação Ferroviária.

O centro histórico de Conservatória tem uma disposição viária que forma a letra Y. Na base da letra ficam a Estação Ferroviária e a Locomotiva. Seguindo pelo lado direito da rua, passamos pelos casarios. Atualmente eles estão distribuídos em Comercial, Gastronômico e Cultural, como por exemplo, o Teatro Sonora.

Ao final do percurso, chegaremos a praça Getúlio Vargas, onde encontraremos aos arredores o Museu Vicente Celestino e a Casa da Cultura.


Seguindo pelo lado esquerdo da letra Y, vemos muitos casarios distribuídos entre residências e pousadas.


Túnel que Chora ou Túnel Maria Komaid Nossar

Com permanente gotejamento, em função das fontes ao seu redor, o Túnel conserva seu calçamento em pé de moleque (tipo de calçamento na época dos escravizados), com 95 metros de extensão, tendo 3,5 metros de altura, com 5 metros de largura. Ainda em rocha bruta, o Túnel que Chora é uma das atrações de Conservatória. Construído na época do Ouro Verde, sendo inaugurado com a presença da Família Real em 1883. Maria Komaid Nossar teria sido a última proprietária antes do Túnel que leva seu nome, se tornar patrimônio cultural da cidade. Hoje são permitidas apenas passagens de automóveis e pedestres.


Instituto Waldyr Azevedo

Waldir Azevedo, o maior cavaquinista do mundo. Autor de ícones da música brasileira, como Brasileirinho, Delicado, Pedacinho do Céu, dentre outros, tem em Conservatória um Instituto que leva o seu nome e reúne o seu próprio acervo. Contando um pouco da sua história e da própria música no cenário mundial.
Escolhido por seu potencial, pela própria Esposa de Waldir Azevedo, Ronaldo do Cavaquinho é hoje o curador do Instituto e, também o responsável em manter audível, clássicos criados por Waldir Azevedo. Ronaldo do Cavaquinho, gentilmente nos recebeu no Instituto Waldir Azevedo e nos concedeu uma entrevista.
Locomotiva

Construída em 1910 nos Estados Unidos, a Locomotiva veio para trabalhar, puxando vagões de passageiros e de carga. Hoje é, sem sombra de dúvidas, a atração turística mais visitada e fotografada de Conservatória.

Marco do Tempo – Fotos em Trajes de Época

Em meio aos casarios temos o Marco do Tempo, um local destinado a te levar a uma viagem no tempo através da produção e trajes de época. Uma bela foto para você levar de recordação!


Praça Getúlio Vargas

Por ficar em frente Igreja da Matriz, também ficou conhecida como a “Praça da Matriz”. A Praça é literalmente, o palco público oficial da cidade. A praça tem um espaço harmonioso muito bem distribuído.

Com brinquedos para crianças e academia ATI (academia da Terceira Idade), palco para apresentações, espaço coberto para o público, diversificados Food Trucks, muitos banheiros químicos, todos limpos e bem tratados.

Chorinho na Praça

Todo sábado de 11h às 13h, o “Chorinho na Praça” reúne os melhores músicos que propiciam ao público presente, duas horas de boa música. Deixando o público com um gostinho de “quero mais”.
Tony Couto, é o responsável pelo evento. Tony Couto, gentilmente nos recebeu e concedeu uma entrevista.
Igreja Matriz de Santo Antônio

Situada em frente à Praça Getúlio Vargas, palco público oficial da cidade, a igreja inaugurada em 1869, levou 18 anos para ser construída e, até os dias de hoje, não foi terminada. No mesmo espaço encontra-se a antiga Capela do Senhor dos Passos e N. Sra. das Dores.
Caminho Joubert



Um livro a céu aberto. Expostas em parede, várias poesias e letras de músicas feitas em Conservatória, apresentam o Caminho Joubert, um passeio Literário.


Ponte dos Arcos

Sua construção teve início em 1877, sendo inaugurada por Dom Pedro II em 1884. Serviu de passagem para o último trem em 1963. Construída em Pedra, cal e óleo de baleia, a Ponte dos Arcos é uma atração turística muito visitada em Conservatória.
Serra da Beleza

Há uma áurea de Ufologia na Serra da Beleza. O fato é, que não tem como não admirar a Serra.

Beleza chega a ser um adjetivo muito simples diante do que se vê ali.

Do mirante da Serra da Beleza se contempla um visual lindo e deslumbrante.

Cachoeira da Índia

Em Conservatória, a capital da Seresta, há também opção de turismo ecológico.
Cachoeira da Índia, a mais famosa da região.
Aliás, é um ótimo lugar para se ter contato com a natureza, sobretudo crianças.

Pequena, a Cachoeira dispõe de estacionamento pago, bar e banheiros.

Onde Ficar:
Conservatória é uma cidade movimentada pelo turismo de sexta a domingo. São muitas as opções de hospedagem. Há possibilidade de se hospedar tanto no Centro Histórico, quanto um pouco mais afastado, pra quem prefere o contato direto com a natureza. Tudo muito acessível, a uma distância cerca de 3 km.
Sendo assim, o ROTAS e CIDADES sugere uma busca em sites de hospedagem que melhor se encaixe, com seu perfil, seu gosto. Há opções para todos os bolsos.
Onde Comer:

Dentre as mais variadas opções gastronômicas, o Rotas & Cidades optou por dois restaurantes:
Restaurante Bohemia –
O Restaurante tem uma decoração temática, com fotos de celebridades que visitaram o espaço, capa de LP e instrumentos. Além da simpatia dos proprietários, Sr. Rogério e Sra. Tânia, o restaurante conta com uma boa música, no estilo voz e violão. Ideal para quem é adepto do sistema Self-Service.

Bistrô do Poeta – Com opções de A La-Carte e pratos executivos, o espaço tem uma decoração requintada, e conta com uma variedade maior em bebidas e sobremesas.

Distâncias de Conservatória:

Rio de Janeiro – 142 km São Paulo – 370 km Belo Horizonte – 378 km Brasília – 1.230 km Porto Alegre – 1.511 km

Ainda no Rio de Janeiro (no litoral), se puder aproveite pra conhecer Arraial do Cabo: A Caribe Brasileira na Região dos Lagos.
A Caribe Brasileira - Arraial do Cabo -
[…] você gosta de uma boa música e tranquilidade temos um Post sobre a Capital da Seresta: o que fazer em Conservatória, RJ, localizada no Vale do […]
Feira de São Cristovão -
[…] Acesse: https://rotasecidades.com.br/capital-da-seresta-o-que-fazer-em-conservatoria-rj/ […]
Praia Grande em Arraial do Cabo - a Caribe Brasileira
[…] E se gostar de uma boa música, temos um Post sobre Conservatória, a Capital da Seresta localizada no Vale do Café, Rio de Janeiro. https://rotasecidades.com.br/o-que-fazer-em-conservatoria-rj-a-capital-da-seresta/ […]